Durante a 16ª Semana da Enfermagem, de 13 a 18 de maio, os profissionais lotados no Complexo Hospitalar e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem estão participando de palestras, dinâmicas e intervenções culturais com objetivo de celebrar a profissão. Em 2019, as unidades trabalham o tema “Segurança do Paciente, Metas Internacionais”, mas também conteúdos para o desenvolvimento pessoal.
Segundo a coordenadora de Educação Permanente, Ana Paula Reis, a programação vem reforçar conhecimentos que os profissionais já aplicam na rotina para garantir a segurança do paciente. “Além disso, é muito importante para todos nós celebrar o aniversário da precursora da enfermagem, Florence Nightingale, e nosso trabalho diário de cuidarmos do próximo, redobrando o saber de práticas positivas”, destaca.
No primeiro dia de atividades, as unidades Vargem das Flores, Sede e JK receberam as coordenadoras regionais de Educação Permanente, Ana Paula Reis, da Segurança do Paciente, Sara Regina, e da Qualidade, Marina Mamede, para um momento reflexivo e interativo sobre as seis metas da Segurança do Paciente preconizadas na política de saúde mundialmente. São elas:
· Identificar o paciente corretamente;
· Melhorar a comunicação efetiva;
· Melhorar a segurança da medicação;
· Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
· Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde – higienização das mãos;
· Reduzir o risco de lesões e quedas ao paciente;
Para a técnica de enfermagem da UPA JK, Maria José Silva Cardoso, foi muito positivo este momento de aprendizado e descontração: “É muito bom comemorar o Dia do Enfermeiro, pois é a profissão que amo. Espero que todos nós enfermeiros possamos pensar melhor sobre nossa dedicação e cuidado, colocando-se no lugar do outro para um atendimento de qualidade”.
A programação da 16ª Semana da Enfermagem prossegue, na terça-feira (14), nas UPAs Ressaca e Petrolândia e, de quarta (15) a sexta-feira (17), no Complexo Hospitalar. No sábado (18), haverá um simpósio durante todo o dia para fechar as atividades em homenagem aos auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros.